artigo

5 dicas para estudar para o ENEM utilizando pensamento computacional

Compartilhe!

  • Compartilhar artigo no X/Twitter
  • Compartilhar artigo no LinkedIn
  • Compartilhar artigo no Facebook
  • Compartilhar artigo no Whatsapp

Técnicas baseadas em raciocínio lógico podem auxiliar na preparação para o exame nacional e melhorar o desempenho dos estudantes

O raciocínio lógico estruturado, que é a base do chamado pensamento computacional, tem se mostrado um grande aliado na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na prática, trata-se de usar estratégias como dividir problemas em partes menores, identificar padrões e criar passo a passo para chegar a soluções, técnicas comuns na área de tecnologia, mas que também ajudam os estudantes a compreender melhor os conteúdos e resolver questões de diferentes disciplinas do exame.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) mostram que aproximadamente 3,9 milhões de estudantes se inscrevem anualmente no ENEM. Um levantamento realizado pelo Terra Insights em 2024, com mais de 63 mil estudantes, mostrou que mais da metade dos participantes (52%) considera Matemática a parte mais difícil da prova.  

“O pensamento computacional ajuda o estudante a estruturar o raciocínio de forma lógica e sequencial. No ENEM, isso aparece em questões de Matemática, Ciências da Natureza e até de Linguagens”, explica Marcelo Paludetto, Coordenador de Conteúdo Educacional da Start by Alura.

O especialista separou cinco dicas práticas para aplicar o pensamento computacional na preparação para o ENEM:

  1. Decomponha problemas complexos: em vez de encarar toda a preparação como um único desafio, divida o processo em etapas menores e mais gerenciáveis. Priorize os conteúdos em que apresenta maior dificuldade, dedicando mais tempo a eles, com resolução de exercícios e revisões frequentes. Avance para áreas em que já tem mais facilidade depois, mantendo-as com atividades regulares de prática e revisão.
  1. Reconheça padrões nas questões: analise provas anteriores do ENEM para identificar padrões recorrentes de questões, principalmente em áreas como Matemática e Ciências da Natureza. O reconhecimento de padrões permite criar estratégias semelhantes a algoritmos para resolução de problemas específicos, economizando tempo durante o exame e reduzindo a chance de erros.
  1. Utilize simulados digitais estrategicamente: simulados online podem ser usados para revisão de conteúdo e para treinar a lógica de execução da prova. Classifique as questões como fáceis, médias ou difíceis e teste diferentes ordens de resolução: começar pelas fáceis para ganhar confiança ou pelas difíceis enquanto está com a mente descansada. Observe quais questões são frequentemente marcadas como “difíceis” para identificar pontos que devem ser priorizados nos estudos.
  1. Desenvolva seu “algoritmo pessoal” para a prova: estabeleça uma sequência lógica de ações para o dia do exame, como decidir se começará pela redação ou por disciplinas específicas. Defina limites de tempo para cada questão, evitando ficar preso em um único problema. Esse planejamento funciona como um algoritmo: uma sequência de ações pensadas para otimizar o desempenho e o uso do tempo disponível.
  1. Amplie o acesso a recursos educacionais: o letramento digital permite acessar uma variedade de materiais de estudo gratuitos e interativos. Utilize videoaulas, podcasts educativos, plataformas de questões e aplicativos de estudo para complementar seu aprendizado, especialmente em áreas que exigem raciocínio lógico.

“O pensamento computacional não se limita a estruturar o raciocínio para absorver conteúdos específicos como trigonometria, filosofia clássica ou química orgânica. Ele também é fundamental para desenvolver uma estratégia eficaz de realização da prova, aspecto frequentemente negligenciado pelos estudantes. Quando aplicamos técnicas como decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e criação de ‘algoritmos pessoais’ de estudo, estamos preparando o estudante para dominar os conteúdos e para enfrentar o ENEM com uma abordagem estratégica que otimiza tempo, reduz ansiedade e maximiza resultados”, finaliza Marcelo.

Acompanhe a Start by Alura nas redes sociais  

Linkedin - Start by Alura  

Instagram - @startbyalura  

Jane Lutti
Jane Lutti

Especialista em Comunicação e Mkt na Start by Alura | Grupo Alun. Comunicadora com hiperfoco em marketing, consumo, branding, narrativa estratégica. Em busca do real impacto de uma comunicação ética e criativa para criar conexões que fazem sentido.

Whatsapp da Start by Alura
5 dicas para estudar para o ENEM utilizando pensamento computacional | Start by Alura