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Pensamento computacional na escola: preparando os estudantes para o futuro

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Pensamento Computacional.

Pensamento computacional na escola: preparando os estudantes para o futuro digital

Já imaginou um estudante que não apenas consome conteúdos nas redes sociais, mas cria soluções digitais inovadoras e se torna mais crítico e responsável? No cenário atual, onde a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas, o pensamento computacional é uma competência crucial para o sucesso dos estudantes no futuro digital, transformando-os em criadores de tecnologia e não apenas consumidores passivos.

Presente nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta competência refere-se à mentalidade para resolução de problemas, buscando preparar os estudantes não apenas para os desafios tecnológicos, mas para o aprendizado integral. Por meio dela, desenvolvem habilidades essenciais para a tomada de decisões assertivas, se tornam mais criativos, inovadores, flexíveis e resilientes, o que os capacita para as exigências do mercado de trabalho futuro.

Entenda a importância do pensamento computacional na formação integral dos estudantes e como a Alura Start é uma solução completa que leva este aprendizado de maneira prática e intencional para as escolas.

O que é pensamento computacional?

O pensamento computacional refere-se a uma abordagem analítica e sistemática para solucionar problemas com eficiência, a partir do uso da tecnologia. Para isso, utiliza conceitos básicos da computação com a finalidade de contribuir para a construção do pensamento lógico e a habilidade de reconhecimento de padrões, por meio de quatro pilares:

  • Decomposição: decompor o problema em partes menores, facilitando sua compreensão e resolução;
  • Abstração: classificar os dados para identificar os elementos essenciais do problema a ser resolvido, ignorando detalhes irrelevantes;
  • Reconhecimento de padrões: identificar similaridades e repetições entre os problemas para escalar a solução;
  • Algoritmo: usar a lógica para criar um conjunto de coordenadas capazes de desenvolver uma solução passo a passo.

Desta forma, o pensamento computacional permite encontrar soluções não apenas referentes à tecnologia, mas também nas demais áreas do conhecimento, podendo ser aplicado em inúmeras situações da vida, desde a resolução de problemas cotidianos até o desenvolvimento de projetos complexos.

Por que ensinar o pensamento computacional na escola?

No presente e no futuro, as habilidades de resolução de problemas e análise crítica são essenciais para que os estudantes tenham sucesso na vida acadêmica e também em suas escolhas profissionais. Porém, segundo pesquisa de 2022 da Unicef, cerca de 3 em cada 4 jovens não têm as habilidades necessárias para o mercado de trabalho.

E esse desafio começa ainda na infância, na idade escolar, quando o estudante passa a ter problemas para aplicar conhecimentos de maneira criativa e inovadora, apresentando um baixo desempenho em disciplinas que exigem raciocínio lógico e analítico, por exemplo. Em um mundo cada vez mais orientado por habilidades tecnológicas, uma das formas de mudar este cenário é por meio do desenvolvimento do pensamento computacional.

A cultura digital está entre as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento computacional é uma das exigências curriculares presentes na BNCC da Computação, que reconhece sua importância no desenvolvimento de habilidades essenciais para preparar os estudantes para o futuro digital.

“É preciso garantir aos jovens aprendizagens para atuar em uma sociedade em constante mudança, prepará-los para profissões que ainda não existem, para usar tecnologias que ainda não foram inventadas e para resolver problemas que ainda não conhecemos. Certamente, grande parte das futuras profissões envolverá, direta ou indiretamente, computação e tecnologias digitais.” (Base Nacional Comum Curricular, pág.475)

Segundo a Política Nacional de Educação Digital, de janeiro de 2023, no eixo Educação Digital Escolar, o pensamento computacional é uma das competências que deve ser desenvolvida pela escola junto aos estudantes. Além disso, desde 2022, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) já inclui a avaliação sobre pensamento computacional.

Assim, além de ser uma diretriz da Educação Básica, o pensamento computacional traz consigo uma série de benefícios que extrapolam os desafios tecnológicos, estimulando o desenvolvimento de habilidades para o século XXI, como a resiliência, a criatividade, o pensamento crítico e analítico para inovação e o uso, monitoramento e controle de tecnologias.

Benefícios do pensamento computacional na prática

Agora que você já sabe o que é o pensamento computacional e a importância da aprendizagem nas escolas, é importante também conhecer os benefícios práticos da aplicação em diversas áreas da vida e da educação.

Tomada de decisões assertivas

O pensamento computacional permite avaliar diferentes opções antes de tomar uma decisão, simulando diversos cenários para prever resultados e auxiliar na melhor escolha. Esta habilidade pode ser aplicada em contextos pessoais e profissionais para tomar decisões assertivas, baseadas em evidências.

Criatividade e inovação

O pensamento computacional encoraja a experimentação e a exploração de novas ideias, incentivando a criatividade e permitindo a expressão de ideias de maneiras interativas e dinâmicas. As ferramentas da programação podem ser utilizadas para desenvolver soluções inovadoras em diversas áreas, desde o design de produtos até a resolução de problemas sociais.

Carreira e mercado de trabalho

Independentemente da área de atuação, o pensamento computacional é cada vez mais valorizado no mercado de trabalho, já que os profissionais que desenvolvem esta habilidade são capazes de automatizar tarefas, analisar dados e encontrar soluções inovadoras para problemas complexos, além de terem mais flexibilidade e resiliência.

Alfabetização digital

Introduzir o pensamento computacional na educação desde cedo, ajuda a desenvolver habilidades cognitivas essenciais como o raciocínio lógico e a resolução de problemas, permitindo também que os estudantes entendam e utilizem a tecnologia de forma eficaz.

Colaboração e trabalho em equipe

Ao incentivar o aprendizado em comunidade, o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de projetos práticos e colaborativos, como criar jogos, aplicativos ou simulações, estimula o trabalho em equipe e favorece o engajamento dos estudantes.

Alura Start: prepare os estudantes para o futuro digital

Diante dos inúmeros benefícios e da urgente necessidade do desenvolvimento do pensamento computacional para que os estudantes se tornem criadores ativos e profissionais de sucesso no futuro digital, aplicá-lo nas escolas de forma intencional, com uma metodologia completa e prática, é essencial.

A Alura Start atua na formação de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio desenvolvendo o pensamento computacional e habilidades digitais por meio do ensino de programação de forma curricular. Assim, capacita os estudantes a explorarem suas habilidades criativas e a desenvolverem soluções inovadoras para os desafios do futuro.

Por meio de uma plataforma intuitiva, pensada para a melhor experiência dos alunos e alunas, os conceitos fundamentais da programação e da resolução de problemas são trabalhados em atividades mão na massa, com conteúdo instrucional e com foco na prática, envolvendo os estudantes em projetos reais, como a criação de aplicativos e jogos, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa.

Além disso, são construídas trilhas pensadas com evolução de aprendizagem em tecnologia e com olhar para interdisciplinaridade. Os estudantes contam, ainda, com um aplicativo exclusivo, com acesso às aulas e exercícios online ou offline e a possibilidade de estudar em qualquer lugar, a qualquer momento.

Tudo isso, com uma metodologia de educação digital alinhada à BNCC e às exigências do mundo contemporâneo, impactando também gestores, professores e professoras com ferramentas como formação, apoio e preparo do corpo docente, por meio de cursos de formação continuada e conteúdos síncronos e assíncronos para as melhores práticas pedagógicas.

Como vimos, o pensamento computacional é uma habilidade vital no mundo atual, onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais proeminente. Ao desenvolver competências digitais e habilidades essenciais, como a resolução de problemas, criatividade e raciocínio crítico, essa inovação educacional prepara os estudantes não apenas para o mercado de trabalho futuro, mas para uma atuação ativa e responsável na sociedade digital.

Quer saber mais detalhes de como a Alura Start oferece no presente a educação do futuro? Acesse o site e saiba como conectar escolas e estudantes às necessidades do mundo atual.